quinta-feira, 2 de outubro de 2008

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Recebi agora a pouco o conteúdo do próximo módulo do meu MBA em Marketing Empresarial: Matemática Financeira. Já no índice fiquei preocupado, “Problemas em séries uniformes envolvendo PV, PF e PMT”, “Fluxos de caixa homogêneos”, “Expoente, Potências e Raízes”!? Meu Deus, sou uma pessoa da área de humanas, não vejo matemática desde o nono ano, que na minha época ainda era primeiro ano do Ensino Médio. Medo!

Fora as aulas de estatística, meu cérebro está mais acostumado com questões sociais. Teoria da informação, técnicas de transmissão da comunicação, novas mídias, gestão de marcas etc. Passar dois anos do Ensino Médio e mais quatro na faculdade estudando Comunicação te ajuda muito a compreender as questões sociais que acercam o mundo, mas te limita um pouco quando a questão é mexer com números. Peça-me para escrever um texto de duas mil palavras, mas não para resolver uma equação de segundo grau.

Ninguém disse que seria fácil, mas quando queremos e estamos dispostos a aprender, nada é impossível, nem mesmo saber o resultado de 4x²+3x+2=0. Não que seja esse o conteúdo da matéria, foi apenas um exemplo, até porque, pelo que li no material, sairei dessa aula sabendo um pouquinho mais sobre um velho conhecido do brasileiro, os juros. O jeito é encarar de frente e me dedicar ao máximo, de repente o bicho nem tem tantas cabeças assim.

O módulo começa amanhã, sexta-feira. Espero sobreviver para voltar aqui e contar as minhas impressões sobre esse reencontro com a matemática. Ao menos a tabuada eu ainda tenho fresca na memória.

Nenhum comentário: