quarta-feira, 8 de outubro de 2008

OLHOS DE RESSACA

Há poucos dias comecei a ler "Dom Casmurro", é o meu primeiro Machado de Assis por vontade própria, uma ínfima homenagem aos 100 anos de morte do autor. Digo isso porque no ginásio fui obrigado a ler "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e ganhei um enorme trauma da literatura brasileira clássica, agravada por "O Guarani" e "O Cortiço". Não acredito que a adolescência seja a melhor fase para ser ler esses livros, a não ser que o aluno já tenha uma boa bagagem literária.

Decidi escrever esse post porque cheguei a uma parte da história da qual sempre ouvira falar, quando Bentinho diz que Capitu tem "olhos de ressaca". Assim de ouvir, sempre imaginei que ela tivesse olhos que confundissem ou que intimidassem quem os olhasse, mas agora percebi que, na verdade, o significado é bem diferente. São olhos arrebatadores, que te envolvem e te sugam, como as ondas do mar, que, de ressaca, invadem as areias da praia e modificam tudo. Acho que foi ali que Bentinho percebeu o quanto era apaixonado por Capitu.

Sempre ouvi dizer que os olhos não mentem nunca, por isso é sempre bom conversar olhando nos olhos das pessoas, coisa que sempre fiz. Mas confesso não ser um observador nato. Tirando alguns amigos de faculdade, que consigo entender apenas com o olhar, na grande maioria das vezes passo voado pelas situações.

Mas voltando aos olhos de ressaca de Capitu, nunca encontrei alguém que tivesse um olhar tão marcante quanto o dela, nem próximo. Procurei no Google uma imagem que pudesse ilustrá-lo e também não encontrei. Penso que será difícil alguém conseguir reproduzir esse olhar com verossimilhança. Fica aí um desafiio para as melhores atrizes desse país.

Um comentário:

CS Empreendimentos Digitais disse...

eu ainda não cheguei nessa parte!
confesso que estou com dificuldades para ler, pois é uma literatura muito complexa e com aquela liguagem clássica, deliciosa de se ver, mas que em alguns momentos vc precisa voltar e ler novamente algumas frases.
no decorrer da leitura, vamos trocando nossas impressões!