quinta-feira, 12 de março de 2009

ABERTURAS DE NOVELAS

Se tem uma coisa que brasileiro sabe fazer e faz bem é novela. Esse ícone da cultura nacional brasileira é tão forte quanto a Bossa Nova, o Carnaval e o arroz com feijão. Se os estadunidenses dominam a sétima arte, nós dominamos a arte de prender milhões de telespectadores em tramas mirabolantes, ou muitas vezes nem tanto, por aproximadamente oito meses. Nesta analogia, a novela está para a Globo como o cinema está para Hollywood.

Show à parte, as aberturas das novelas muitas vezes roubam a cena e acabam contribuindo muito para o sucesso do folhetim. Um bom exemplo disso é a atual "Caminho das Índias". Quando a novela estreiou, assistia só para ver a abertura e ouvir a música, que me conquistaram logo no primeiro capítulo. A mistura de cores, ritmo e imagens nos transporta imediatamente para o mundo indiano. Contudo, acho a história um pouco chata e cópia de "O Clone"(2001/2002), por isso não consigo acompanhá-la com frequência.

Antecessora de "Caminho das Índias", a novela "A Favorita", exibida em 2008, tem, pra mim, uma das melhores aberturas de novelas feitas até hoje. O tango casou muito bem com a história em desenho animado que servia como ilustração da rivalidade entre Flora e Donatela. Fiquei triste com o fim dessa novela simplesmente porque não veria mais a abertura todos os dias.

Outras novelas também merecem destaque, como a antiga "Rainha da Sucata" (1990), que trazia uma bailarina feita de sucata dançando lambada com alguns dançarinos. Aliás, a música de "Rainha da Sucata" figura entre as melhores de todos os tempos em minha opinião. A vontade de levantar da cadeira e dançar com a boneca-ventilador é instantânea, mas talvez eu seja suspeito pra falar, já que admiro de verdade o Sidney Magal. "A Indomada", exibida em 1997, também merece destaque nessa lista. Para quem não se lembra, a abertura dessa novela revelou Maria Fernanda Cândido, que se transformava em pedra, água e fogo para vencer as barreiras que apareciam em sua frente.

Você ainda se lembra do fotógrafo Jorge Tadeu, interpretado por Fábio Junior na novela "Pedra Sobre Pedra", em 1992? Então provavelmente se lembra também da abertura que trazia paisagens tipicamente brasileiras se transformando em belas mulheres, essa é mais uma novela que merece menção por sua abertura e trilha que marcaram época, assim como "Vamp", exibida em 1991, um culto à breguice dos anos 90.

Boa parte dessas aberturas, senão todas, têm o dedo do mago do designer Hans Donner, austríaco naturalisado brasileiro, que criou o logotipo da Rede Globo e desde então cria a maioria das vinhetas e aberturas de programas da emissora.

Seguindo a linha mais irreverente, como não citar "Brega e Chique", que criou polêmica em 1982 e teve sua abertura censurada por exibir um homem pelado em pleno horário nobre? A temporada 2007 de "Malhação", com elementos coloridos e do cotidiano juvenil fazia elo direto com os adolescentes sentados no sofá de casa, é um bom exemplo de abertura que supera, de longe, a qualidade da história.

Não poderia finalizar esse post sem falar da abertura que, pra mim, é a mais legal feita pela Globo em todos os tempos, a abertura da novela "Despedida de Solteiro", exibida pela primeira vez em 1993. A excelente idéia de construir um jogo de videogame no estilo Atari, em que o mocinho enfrenta perigos para salvar a mocinha, resumia bem o espírito do folhetim. Essa abertura é atual até hoje e poderia servir como abertura de muitas novelas hoje em dia.

Se você ficou saudoso ao ler esse post é só clicar em cada um dos títulos de novelas mencionados acima e se divertir novamente com todas as aberturas. E pra você, qual é a melhor abertura de novela feita até hoje?

6 comentários:

Kérow More Ice disse...

"Despedida de Solteiro" era mesmo muito legal!

Unknown disse...

Menino, eu não sei, na verdade eu mal lembro, rsrs.
Bjs.

Unknown disse...

Outra que eu acho sensacional: Abertura de "A Gata Comeu"... Era show!

Bienvenback disse...

realmente! post muito bom sobre as novelas! eu adorava a do O Clone!!

CS Empreendimentos Digitais disse...

hahaha! q post legal!
nu com a mão no bolso era ótimo!
uma abertura q eu adoro é a de "ti ti ti", com o famoso duelo das tesouras de victor valentín e jacques leclair.

Gabriel Romes disse...

cara legal!!
me segue aí o no meu blog:
averdadeiraglobo.blogspot.com
ok?já sou um seguidor seu!!