quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A EVOLUÇÃO DA MARCA

No fim da década de 60, para ser mais exato, em 1969, foi fundada a rede de drogarias Drogaria Moderna, atualmente a maior rede de drogarias da região Sul-Fluminense. Na época a empresa se chamava Farmácia Retiro, pois era o nome do bairro onde foi inaugurada sua primeira loja.

Com o passar dos anos e a abertura de sua terceira filial, a empresa trocou de nome e passou a se chamar Drogaria Moderna, adotando o verde e o amarelo como cores oficiais da empresa. Alguns anos depois, a marca sofreu sua primeira alteração e passou a adotar o "M" e a cápsula de remédio, o que deixava claro o seu ramo de atividade.


Na década de 90, a marca sofreu sua terceira alteração e foi modernizada. O "M" ganhou mais destaque em formato 3D e a palavra "Drogaria" perdeu espaço, visto que o consumidor já percebia a empresa como atuante no ramo farmacêutico. O degradê nas cores do logotipo deu o tom de modernidade adequado.

Com a virada do milênio, a marca foi modernizada mais uma vez e ganhou aspecto de acrílico com a transparência do logo. O verde sofreu uma leve atenuada, deixando o visual mais limpo e agradável, lincando a imagem da empresa com a modernidade do século XXI.


A evolução do logotipo de grandes empresas se faz necessária a partir do momento que seu público-alvo se transforma e passa a esperar bem mais delas do que apenas o produto que elas oferecem, elas se tornam características da personalidade de seus clientes.

Mais do que apenas modificar sua identidade visual, é preciso que as empresas prestem muita atenção no mundo ao seu redor e saibam evoluir junto com ele, caso contrário, correm o risco de se tornarem antiquadas aos olhos do consumidor.

3 comentários:

Kérow More Ice disse...

Mas tem algumas marcas que ficam bem bacanas sem mudar a logo. Dá um ar meio "antiguinho e tradicional". Olha a Minâncora, por exemplo! Não teria graça se eles mudassem, seriam só mais uma.

Cintia disse...

é verdade... tem tb o polvilho antisséptico granado, de casas granado, tem aquele ar retrô. eu acho super legal.
o da moderna eu ñ gosto muito não... mas ta bom.

Fred pill disse...

Vou ser do contra! Não acho que está moderna não, acho que assinaturas visuais podem até ter uma versão 3D, mas que seja somente uma alternativa. Acredito que tudo nesta marca poderia ter sido melhor trabalhada para que ela realmente representasse algo moderno e fazer jus ao nome, sem precisar que fique em "3D"! Temos exemplos de marcas extremamente interessantes como EA Games, Globo, Adidas e outras que a marca em vetor já representa modernidade e eu gostchio muitcho.
P.s.:Acho que o M da moderna já deu, está muito 1999! #falei!
P.s.2: Gostei do blog!