segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

QUE SACO ESSE OBAMA!

Tá certo, não dá pra negar que a eleição de Barak Obama como presidente da nação mais poderosa do planeta é algo importante, uma conquista histórica para toda uma etnia que viveu durante tanto tempo às margens da sociedade e que sofre tanto com o preconceito até hoje, mas o que me irrita em torno desse oba-oba sobre o novo presidente estadunidense é o clima de super-herói e salvador do planeta que se instala sobre ele.

O fato do antigo governo ter sido de um paspalho que quase arruinou a economia mundial ajuda a aumentar o endeusamento de Obama pela população e, principalmente, pela mídia. Essas pessoas parecem não querer ver que ninguém faz nada sozinho nesse planeta. Barak pode ter as melhores intenções e ter de fato vontade política para mudar, mas ele é só um. Obama não é cada um dos mais de 500 deputados norteamericanos e nem cada um dos cem senadores do país, portanto, não tem plenos poderes para fazer o que quiser.

Ainda que as intenções de Barak Obama sejam as melhores do mundo, serão intenções de um presidente dos Estados Unidos, e que por isso mesmo serão as intenções dos Estados Unidos e não do Quênia, da Bósnia ou da América Latina. Obama vai governar para os que o elegeram e não para quem assiste tudo a milhares de quilômetros e espera uma mudança radical nos rumos do planeta. Lembre-se que o primeiro presidente negro da América terá uma economia em colapso para reerguer e todos nós já sabemos que as intenções da América vêm sempre em primeiro lugar, doa a quem doer.

Não estou querendo ser pessimista, apenas realista, criar expectativas demais sobre o governo de Houssein só atrapalha e quanto maior a subida, maior o tombo!

6 comentários:

Unknown disse...

Sim, ele governa o país dele, mas os Estados Unidos é a maior potência mundial (pelo menos ainda) e suas ações causam um impacto em outras nações, como a crise econômica atual por exemplo, o mundo todo está apostando as fichas nele.
Apesar dele não governar sozinho, é o chefe que estrutura a casa.

CS Empreendimentos Digitais disse...

concordo.

@infoambiental disse...

Falou tudo! ;)

RaquelAlmeida disse...

Concordo plenamente! ;-) Ele vai fazer o dele, governar o país dele. Claro que tudo vai refletir mundo a fora, mas o cara não é tão perfeito e altruísta como todos pensam, querem, esperam...

Kérow More Ice disse...

E a "dança do Obama"?

Anônimo disse...

As pessoas esperam que um Salvador da Pátria apareça para resolver seus problemas... Como diria aquele grande pensador, Padre Oscar Quevedo... "Isso non ecziste!"