segunda-feira, 17 de agosto de 2009

SUSPENSÃO DE COMERCIAL PARA ALÍVIO DA GRIPE

Sexta-feira última, dia 14, a Rede Globo, através de sua afiliada TV Rio Sul, distribuiu um ofício on-line para todas as agências de publicidade informando a suspensão imediata das propagandas de medicamento para alívio da gripe e resfriados, uma resolução da ANVISA, publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de agosto.

A suspensão é válida por tempo indeterminado e abrange toda a indústria e também o varejo, ou seja, você não verá tão cedo na televisão propagandas do Doril, Benegripe, Redoxon e outros do gênero.

O ofício não explica o porquê, mas não é difícil imaginar qual seja o motivo da proibição: a gripe suína. Sinceramente, não consigo imaginar no que o comercial de um Naldecon, por exemplo, atrapalharia no combate a epidemia. Abaixo, você lê a íntegra do comunicado.


Resende, 14 de agosto de 2009.

Às agências de publicidade,
Para conhecimento.

Ref. Suspensão imediata de Propaganda de Medicamentos para Alívio de Gripes e Resfriados

Srs,
Atendendo a Resolução nº 43 da ANVISA, publicada ontem (13/08/09) no Diário Oficial da União, comunicamos que está suspensa a veiculação de todos os comerciais de medicamentos indicados para o alívio dos sintomas de gripes e resfriados.

Os produtos são à base de ácido acetilsalicílico, bem como de outros medicamentos de venda isenta de prescrição médica, com propriedades analgésicas/antitérmicas e ainda dos destinados ao alívio dos sintomas da gripe, tais como aqueles à base de paracetamol, dipirona sódica, ibuprofeno e associações.

Alertamos que a suspensão é válida para a Indústria e para o Varejo que anuncie estes medicamentos.

Solicitamos às agências que atendem clientes do setor de "farmácias/drogarias" que fiquem atentas a esta determinação e proibição da Anvisa, pois comerciais com estes produtos não poderemos exibir.

6 comentários:

CS Empreendimentos Digitais disse...

eu acho que eles não querem que as pessoas se automediquem, mas por outro lado, se vc vai ao hospital é aquele inferno, ninguem te atende e não te explicam nada direito.
acho que os próprios medico tb estão preocupados e sem saber o que fazer.

RaquelAlmeida disse...

"com propriedades analgésicas/antitérmicas e ainda dos destinados ao alívio dos sintomas da gripe"

A automedicação pode mascarar os sintomas da H1N1.

Por exemplo, o principal sintoma é a febre altíssima, acima de 39. Se a pessoa se sente mal e de cara toma um destes antitérmicos, a febre pode baixar e quando o efeito do remédio passar (ou, pior ainda, se ela tomar certinho como na bula, de 6/6h ou 8/8h) terá problemas com os demais sintomas e efeitos do vírus. E o tratamente será bem mais difícil.

Pelo menos tem o efeito positivo de evitar o incentivo que estas propagandas dão automedicação em geral, mas eu tenho minhas dúvidas se elas fazem realmente efeito neste hábito tão comum no brasileiro. No fundo, a pessoa só vai à farmácia mesmo testar a novidade. Que vai se automedicar é fato, infelizmente.

Beijo.

Cessel disse...

O governo deveria fazer então uma campanha de conscientização dos riscos da automedicação.

RaquelAlmeida disse...

Até faz, mas pra variar não é eficiente.

Essas coisas tem de vir de casa e da Educação Básica, entrar na transversalidade como tb deve ser com prevenção de DSTs, Drogas, Meio Ambiente... Não adianta só passar na TV.

Mas é difícil, viu? Parece que nunca vão admitir isso.

Cele disse...

pois é... soube disso e na mesma hora senti um alívio misturado com pesar (vai entender!)
quer dizer, é muito bom ficar sem ver/ouvir: "é gripe? benegripe!", "tá mal? melhoral!", "já tá bom? naldecon!" [hehehe]

mas... o que será da minha diversão televisiva? estes são toscos na medida! os comerciais da Colgate já não me permitem mais dar risadas... e agora, bial?

* e sobre a gripe da Pig, acho que é pra não estimular a automedicação... só pode ser isso! pero não faço ideia de porque automedicar-se pode piorar a situação de uma gripe A


[[[ ah! só pra vc saber, eu sempre venho aqui, mas nunca comento... *shame!* ]]]

bjobjob!

Cele (de novo!) disse...

Aha! acabo de ler os comentários...
Então eu estava certa!
viu como sou super inteligente? mereço uma estrelinha *

=D