quarta-feira, 30 de setembro de 2009

RONALDO USA. E VOCÊ?


Usar celebridade para vender um produto é mais antigo do que podemos imaginar. A moda começou na França, em 1880, e de lá pra cá está cada vez mais presente na propaganda. Dados não consolidados mostram que  aproximadamente 16% dos comerciais produzidos utilizam-se dessa artimanha. Aliás, usar uma celebridade é o recurso mais manjado quando não se tem muita coisa a dizer ou falta criativdade para vender o produto.

Esse assunto dá muito pano pra manga mas, particularmente, não me sinto motivado a comprar um produto só porque fulano disse que é bom ou porque ciclana disse que usa.

Em 2007, a consultoria Gfk Indicator realizou uma pesquisa com 1.470 consumidores brasileiros para saber o quanto e o quê uma celebridade pode render para uma marca ou produto. As atrizes Malu Mader e Glória Pires e o jogador de futebol Raí, por exemplo, estão sempre na crista da onda, mas quem reina soberana com os maiores índices de aprovação é a atriz Fernanda Montenegro. A única atriz brasileira indicada ao Oscar é capaz de agregar alto grau de inteligência, confiabilidade, autenticidade, honestidade e sofisticação a uma campanha.

Na direção contrária, surpreendentemente, estão o "rei" Pelé e o "fenômeno" Ronaldo. Segundo a pesquisa, Pelé é visto entre os consumidores brasileiros como uma pessoa austera, incapaz de transmitir alegria, animação ou mesmo confiabilidade e autenticidade a um produto. O jogador Ronaldo tem perfil semelhante e atingiu -26 pontos, numa escala que vai até -30, no quesito charme.

Analisando a nova campanha da marca Bozzano, que traz o jogador como garoto propaganda, dá pra perceber que falta ao "fenômeno" muito mais do que charme, mas também desenvoltura em frente às câmeras.


Esse corta como ninguém.

Sabe o que acabou de me passar pela cabeça e que seria bem irônico. O jogador Ronaldo ser convidado para estrelar uma campanha da marca Gillette. Será que ele toparia?

7 comentários:

Cintia disse...

Rsrsrs... confesso que, quando eu era mais nova, a Xuxa começou a fazer as propagandas do hidratante monange e eu decididamente queria usar também! E me tornei consumidora assídua da marca.
Interessante, ne?

RaquelAlmeida disse...

Gente, ele é ruim timais... podia ficar só jogando futebol, casando, fazendo filho...

Só eu percebi "5 lâmina" nessa história?

Acho estranho ver celebridades anunciando e, principalmente, assinando alguns produtos... Cláudia Leitte, Ivete, Grazi Massafera e similares não me convencem que usam aquelas Grendhas!

Kérow More Ice disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
*Ronaldo x Gilette*

Morri!

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

hahaha perfeita a campanha. Ninguém entende mais de gilette que ele.

Elisa no blog disse...

Vi seu comment no blog do Alexandre, acima. Fiquei impressionada porque vc escreve direitinho. Se vc quer viajar pelo mundo talvez goste do meu humilde blog. Fica aqui o convite para vc fazer uma visita!
bj

RaquelAlmeida disse...

Oi, tô esperando um e-mail da Bozzano. Ou do Ronaldo! rs

Cessel disse...

Hahahahaha, Raquel! Acho que vou disponibilizar meu currículo aqui no blog. Vai que a moda pega. :)