quinta-feira, 17 de setembro de 2009

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A censura imposta pela família Sarney ao jornal Estadão-SP por divulgar  informações sobre investigações envolvendo o filho do presidente do Senado ainda rende indignação nos meios de comunicação, e nem poderia ser diferente. Calar a mídia em benefício próprio é calar toda a nação. Em protesto contra a censura, o jornal Propmark, especilizado em publicidade e marketing, pediu que sete das maiores agências de publicidade do país criassem anúncios sobre a liberdade de expressão.

O resultado foram sete peças completamente diferentes, criativas e que dão o recado, ora de forma muito sutil, ora de forma bem direta. O anúncio que mais me chamou a atenção foi o criado pela AlmapBBDO.
 
Aúncio criado pela agência AlmapBBDO
 
O anúncio traz como título “Librdade de exprssão. Cuidado, às vezes, começam a tirar e você nem percebe”. O que torna a peça tão genial é que você, provavelmente, não percebeu que algumas vogais foram retiradas do texto de forma sutil, exatamente da mesma forma como a censura começa a ser imposta à sociedade.

Para ver os anúncios criados pela agências África, F/Nazca S&S, NBS, Talent, Y&R e W/ é só acessar o site do jornal. E não esqueça de votar com sabedoria nas próximas eleições.

3 comentários:

Unknown disse...

Bem bolada mesmo, eu notei na segunda palavra, depois que prestei atenção na primeira.

True Blood é ótimo! Eu adoro, fico ansiosa pelo próximo capítulo. Pena que as temporadas são curtas.

CS Empreendimentos Digitais disse...

Eu notei só na palavra 'expressão'. Depois, lendo a segunda pate da sua a postagem, notei os outros!
Genial.

Giovana disse...

e o diploma de jornalismo deixou de ser exigido para o exercício da profissão, com base na defesa da liberdade de expressão. Onde?!