quarta-feira, 30 de setembro de 2009

RONALDO USA. E VOCÊ?


Usar celebridade para vender um produto é mais antigo do que podemos imaginar. A moda começou na França, em 1880, e de lá pra cá está cada vez mais presente na propaganda. Dados não consolidados mostram que  aproximadamente 16% dos comerciais produzidos utilizam-se dessa artimanha. Aliás, usar uma celebridade é o recurso mais manjado quando não se tem muita coisa a dizer ou falta criativdade para vender o produto.

Esse assunto dá muito pano pra manga mas, particularmente, não me sinto motivado a comprar um produto só porque fulano disse que é bom ou porque ciclana disse que usa.

Em 2007, a consultoria Gfk Indicator realizou uma pesquisa com 1.470 consumidores brasileiros para saber o quanto e o quê uma celebridade pode render para uma marca ou produto. As atrizes Malu Mader e Glória Pires e o jogador de futebol Raí, por exemplo, estão sempre na crista da onda, mas quem reina soberana com os maiores índices de aprovação é a atriz Fernanda Montenegro. A única atriz brasileira indicada ao Oscar é capaz de agregar alto grau de inteligência, confiabilidade, autenticidade, honestidade e sofisticação a uma campanha.

Na direção contrária, surpreendentemente, estão o "rei" Pelé e o "fenômeno" Ronaldo. Segundo a pesquisa, Pelé é visto entre os consumidores brasileiros como uma pessoa austera, incapaz de transmitir alegria, animação ou mesmo confiabilidade e autenticidade a um produto. O jogador Ronaldo tem perfil semelhante e atingiu -26 pontos, numa escala que vai até -30, no quesito charme.

Analisando a nova campanha da marca Bozzano, que traz o jogador como garoto propaganda, dá pra perceber que falta ao "fenômeno" muito mais do que charme, mas também desenvoltura em frente às câmeras.


Esse corta como ninguém.

Sabe o que acabou de me passar pela cabeça e que seria bem irônico. O jogador Ronaldo ser convidado para estrelar uma campanha da marca Gillette. Será que ele toparia?

domingo, 27 de setembro de 2009

SEDA REFORMULA POSICIONAMENTO

A linha de shampoos Seda passou por uma grande transformação para se posicionar de forma mais conceituada no mercado. A mudança é geral e começa pela nova fórmula, um sistema de co-formulação com sete dos mais conceituados especialistas em cabelos do mundo, que desenvolveram juntos à empresa versões do produto para queda e força, volume, cachos, reconstrução, coloração, cabelos lisos e brilho.

A embalagem de Seda também foi completamente reformulada e agora exibirá um visual mais moderno. A comunicação da nova linha de shampoos é pautada em cima dos 7 Experts de Seda, responsáveis por trazer mais credibilidade à marca e usa dois temas diferentes em suas propagandas: o mundo da moda e o mundo do salão de beleza.


Os 7 experts em cabelo vieram de várias partes do planeta. 

Não me lembro de ter visto, até o momento, propaganda sobre os 7 experts na TV aberta, mas na TV a cabo já é possível ver há algum tempo comerciais convidando as telespectadoras a conhecerem os especilistas que mudarão completamente a forma como elas tratam dos cabelos.

O teaser conta também com um hotsite onde a cliente pode se cadastrar e receber antes todas as informações referentes à campanha, tudo sem nunca mencionar a marca Seda, gerarando expectativa na consumidora.

Essa tentativa de reposicionamento da marca Seda me chamou atenção por um único motivo: se a minha namorada aparecer com uma embalagem desse shampoo terei a certeza absoluta de que essa foi uma das campanhas de marketing e reposicionamento de mercado mais bem sucedidas da história!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

HAVAIANAS RETIRA FILME DO AR

Essa semana a marca de chinelos mais famosa do Brasil, a Havaianas, levou ao ar um novo vídeo onde informa que retirou do ar o seu atual comercial  onde uma senhora incentiva sua neta a praticar sexo sem compromisso. Segundo a nova propaganda, o antigo vídeo foi retirado do ar porque a empresa recebeu muitas reclamações de telespectadores sobre o teor sexual da mensagem.

Hoje em dia chega a soar como hipocrisia reclamar da postura moderna e despudorada de uma senhora quando a conotação sexual está estampada o dia inteiro na televisão, seja nas novelas, nos seriados, comerciais de cerveja e até  mesmo em desenhos animados.

 
Vovó moderna


Porém, mesmo que a empresa tenha uma visão liberal, é sempre fundamental levar em consideração o que o público pensa a respeito do que a marca comunica, afinal, a propaganda é feito para quem consome e não para quem produz.

Ao retirar o comercial da televisão e mantê-lo em seu website oficial, a Havaianas parece ter conseguido o impossível, agradar a gregos e troianos.

sábado, 19 de setembro de 2009

SERVIÇO DE ATENDIMENTO A QUEM?

Na quinta-feira ganhei uma deliciosa caixa da versão limitada do novo Bis Avelã. Pena que dessa vez os bombons não estavam tão bons quanto o de costume, achei que estavam com um gosto forte de queimado. Na mesma hora entrei em contato com o SAC da Lacta através do site da empresa, a única forma de contato com a fabricante, diga-se de passagem.

Dois dias depois ainda não recebi nenhum retorno sobre a minha reclamação. Nem uma resposta automática de que a minha mensagem foi recebida e será analisada. No momento em que todas as empresas buscam estar cada vez mais próximas de seus consumidores através das chamadas mídias sociais, a Lacta e a Kraft Foods parecem estar seguindo o caminho inverso. Não consegui localizar a empresa em nenhuma das mídias mais usadas ultimamente. O site da Kraft Foods então nem existe, te redireciona para o site do biscoito Trakinas.

Como continuar consumindo os produtos de uma empresa que não parece estar muito disposta a me ouvir? Talvez da próxima vez eu prefira o Sem Parar, da Nestlé.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A censura imposta pela família Sarney ao jornal Estadão-SP por divulgar  informações sobre investigações envolvendo o filho do presidente do Senado ainda rende indignação nos meios de comunicação, e nem poderia ser diferente. Calar a mídia em benefício próprio é calar toda a nação. Em protesto contra a censura, o jornal Propmark, especilizado em publicidade e marketing, pediu que sete das maiores agências de publicidade do país criassem anúncios sobre a liberdade de expressão.

O resultado foram sete peças completamente diferentes, criativas e que dão o recado, ora de forma muito sutil, ora de forma bem direta. O anúncio que mais me chamou a atenção foi o criado pela AlmapBBDO.
 
Aúncio criado pela agência AlmapBBDO
 
O anúncio traz como título “Librdade de exprssão. Cuidado, às vezes, começam a tirar e você nem percebe”. O que torna a peça tão genial é que você, provavelmente, não percebeu que algumas vogais foram retiradas do texto de forma sutil, exatamente da mesma forma como a censura começa a ser imposta à sociedade.

Para ver os anúncios criados pela agências África, F/Nazca S&S, NBS, Talent, Y&R e W/ é só acessar o site do jornal. E não esqueça de votar com sabedoria nas próximas eleições.